domingo, 26 de abril de 2009

Brincando de carrinho

Estávamos assistindo TV, quando de repente o Alexandre se levantou , pegou um carrinho de brinquedo e deu uma empurradinha. Eu e o Fe nos olhamos meio incrédulos, com uma cara de “você viu o que eu vi?”. Os autistas vêem detalhes dos objetos e não costumam vê-los como um todo. O Alexandre ignora os carrinhos. Quando os pega, fica apenas girando uma rodinha com o dedo, comportamento típico de crianças autistas.
Dessa vez, ele pegou o carrinho e levou até a garagem de casa. Eu e o Fe ficamos mudos, paralisados, assistindo esperançosos que ele confirmasse nossas tímidas suspeitas. Bingo! Ele se sentou no chão da garagem com seu carrinho de brinquedo e ficou “passeando” o carrinho com uma mão no chão. Meu filho brincou de carrinho. Organizadamente, com função, na
garagem e tudo! Eu chorei, lógico!
Ficamos como loucos elogiando e reforçando o comportamento dele. Ele percebeu e deu um sorriso de canto de boca. Pode parecer um ganho pequeno, mas tem muita coisa importante implícita nele! Nos últimos meses estamos tendo mais ganhos em um intervalo menor de tempo!

Um comentário:

Karla disse...

Me emocionei ao ler seu relato... passo sempre por aqui. Lu (meu irmão, autista, de 9 anos) tbm rodava as rodas dos carrinhos e velocípede quando não arrancava as rodinhas e andava só com elas nas mãos. Já travou a mão de tanto movimento repetitivo... hj, ele está evoluindo mais a cada dia! Fazems dieta SGSC, segimos alguns ensinamentos da Andréa Lalama, está lendo e escrevendo!!!! uando ele mexeu direito no carrinho pela primeira vez, tbm nos emocionamos... para muitos pode parecer bobeira mas para nossas creianças, essa é uma evolução e tanta! Parabéns!!!! Beijos!